Plano de aula sobre Parlenda – para o 1º ano
Disciplina: Português
Conteúdo: Gênero textual
Tema: Parlendas
Conteúdo: Gênero textual
Tema: Parlendas
Objetivo:
Conhecer e compreender as características do gênero parlendas.
Ler e reconhecer a função das parlendas.
Conhecer e compreender as características do gênero parlendas.
Ler e reconhecer a função das parlendas.
Material:
Parlendas, folhas avulsas.
Parlendas, folhas avulsas.
Conhecimento Prévio:
Conhecer algumas brincadeiras de crianças
Conhecer algumas brincadeiras de crianças
Atividade Motivacional:
Solicite que seus alunos pesquisem quais as brincadeiras de seus tios, avós e pais e tragam o nome e como se brincava para a sala de aula.
Solicite que seus alunos pesquisem quais as brincadeiras de seus tios, avós e pais e tragam o nome e como se brincava para a sala de aula.
Encaminhamento Metodológico:
Solicite aos seus alunos que pesquisem parlendas com seus familiares e as tragam por escrito para a sala de aula.
Após a leitura das parlendas, organize seus alunos em duplas produtivas, de forma que tenham conhecimentos diferentes para serem compartilhados.
Peça que cada dupla escolha uma das parlendas pesquisadas e expostas para reescrevê-la.
Exemplos:
Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, fico freguês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.
Solicite aos seus alunos que pesquisem parlendas com seus familiares e as tragam por escrito para a sala de aula.
Após a leitura das parlendas, organize seus alunos em duplas produtivas, de forma que tenham conhecimentos diferentes para serem compartilhados.
Peça que cada dupla escolha uma das parlendas pesquisadas e expostas para reescrevê-la.
Exemplos:
Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, fico freguês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.
Meio dia, panela no fogo, barriga vazia.
Macaco torrado, que vem da Bahia,
Fazendo careta, pra dona Sofia.
Macaco torrado, que vem da Bahia,
Fazendo careta, pra dona Sofia.
As formas de escrita podem ser variadas (desenho, alfabeto móvel, etc) uma vez que é possível que ainda haja na sala de aula alunos que não estejam alfabéticos.
A dupla vai à frente da sala de aula para mostrar de que forma conseguiram escrever o texto.
A dupla vai à frente da sala de aula para mostrar de que forma conseguiram escrever o texto.
Avaliação:
Após a atividade resgate com seus alunos a importância deles serem eles mesmos. De analisar o que os colegas dizem deles e refletir sobre o quanto cada um é importante para o outro.
Depois questione se eles sabiam que os colegas pensavam o que foi dito deles, se ficaram contentes.
Após a atividade resgate com seus alunos a importância deles serem eles mesmos. De analisar o que os colegas dizem deles e refletir sobre o quanto cada um é importante para o outro.
Depois questione se eles sabiam que os colegas pensavam o que foi dito deles, se ficaram contentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário