TITULO – VIAJANDO NA LEITURA
PUBLICO ALVO - 1º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO DE DURAÇÃO – 3 MESES
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular das crianças com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto, leitura e escrita. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a interação dos alunos com a cultura escrita, desenvolvendo suas respectivas competências leitoras e escrita.OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Ampliar o repertório das histórias conhecidas pelas crianças.
- Familiarizá-las com as histórias.
- Fazer antecipações sobre a história;
- Trocar opiniões e discutir fazendo a interpretação sobre aspectos do texto lido/ouvido;
- Voltar ao texto para esclarecer interpretações, tirar dúvidas ou para apreciar novamente um trecho do qual se gostou especialmente;
Realizar com regularidade a leitura de diferentes histórias para os alunos estimulando – os a fazer leituras de forma autônoma. - Formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos.
METODOLOGIA
O projeto propõe situações em De linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextualizada, pois quase sempre envolvem tarefas que articulam esses diferentes conteúdos. São situações lingüisticamente significativas, em que faz sentido, por exemplo, ler para escrever, escrever para ler, ler para decorar, escrever para não esquecer. Ler em voz alta em tom adequado. Os projetos de leitura são excelentes situações para contextualizar a necessidade de ler e, em determinados casos, a própria leitura oral e suas convenções ou seja, e suas utilidades aplicações no dia-a-dia.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
TURMAS | ATIVIDADES |
1º ANO GÊNEROS Narrativas e contos | Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. Leitura de textos memorizados. Organizar cartaz para registrar os título lidos e nomes dos alunos. Selecionar palavras para realizar o soletrando. Pode ser confeccionado o livro de textos preferidos da turma. Leitura dos gêneros escolhidos, produção relacionada e escolha de uma história para ser apresentada no encerramento. |
2º ANO GÊNEROS Narrtivas | Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. Leitura de textos memorizados Organizar cartaz para registrar os título lidos e nomes dos alunos. Selecionar palavras para realizar o soletrando. Pode ser confeccionado o livro de fábulas da turma. Leitura dos gêneros escolhidos, produção relacionada e escolha de uma história para ser apresentada no encerramento. |
3º ANO GÊNEROS Fabulas e Texto teatral | A leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada Organizar cartaz para registrar os título lidos e nomes dos alunos. Selecionar palavras para realizar o soletrando Analisar o tom de voz e a dicção, as pausas, a entonação ( trabalhar a leitura compartilhada com microfone.) Roda de Leitores Leitura dos gêneros escolhidos, produção relacionada e escolha de uma história para ser apresentada no encerramento. |
4º ANO GÊNEROS Texto teatral | A leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada Analisar o tom de voz e a dicção, as pausas, a entonação, Organizar cartaz para registrar os título lidos e nomes dos alunos. Escolher a história a ser estudada para a gincana de leitura. Selecionar palavras para realizar o soletrando Roda de Leitores: periodicamente, os alunos tomam emprestado um livro (do acervo de classe ou da biblioteca da escola) para ler em casa. No dia combinado, uma parte deles relata suas impressões, comenta o que gostou ou não, o que pensou, sugere outros títulos do mesmo autor ou conta uma pequena parte da história para “vender”, aos colegas, o livro que o entusiasmou. Leitura dos gêneros escolhidos, produção relacionada e escolha de uma história para ser apresentada no encerramento. |
5º ANO GÊNEROS Texto teatral | A leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada Organizar cartaz para registrar os título lidos e nomes dos alunos. Escolher a história a ser estudada para a gincana de leitura. Selecionar palavras para realizar o soletrando Analisar o tom de voz e a dicção, as pausas, a entonação, Roda de Leitores Leitura dos gêneros escolhidos, produção relacionada e escolha de uma história para ser apresentada no encerramento. |
CRONOGRAMA
SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO |
Estimulo ao ouvir e ler histórias | | |
Linguagem oral e interpretação | Linguagem escrita produção | Leitura e expressão |
Lançamento do concurso de leitores em todas as turmas. | Realização de Gincana da leitura.( Semana da criança ) Início do soletrando em todas as turmas. (17 – 10 – 2011). | Final do soletrando ( ultima semana de aula) Divulgação do resultado do concurso de leitores.( semana de provas) Encerramento com entrega de premiações e apresentação teatral de cada turma das histórias mais estudadas. |
- Aumento da concentração e atenção a cada encontro com a leitura, por ser uma leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada de outras atividades escolares (como desenhos, colagens e outros);
- Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária - realizada pelos professores e dos empréstimos de livros.
- Aumento da freqüência e diversidade do repertório de histórias indicadas como favoritas;
- Envolvimento e gosto pela leitura, proporcionando que livros mais extensos sejam lidos por capítulos.
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para escolhas dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
- Conhecimento de variados livros, autores, ilustradores e gêneros literários.
- Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que foi ouvido, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
- Percepções do texto a partir das ilustrações, socialização da compreensão destes
- Contação ou reconto de histórias;
Avaliação
A cada etapa do projeto é importante avaliar as atividades, se estão despertando realmente a atenção e mantendo o interesse dos alunos. Acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto;
O planejamento de intervenções individualizadas ou replanejamento, e se necessário
a implementação de novas atividades ao projeto em função do alcance dos seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário